Após três fracassos consecutivos no mês contra o maior rival e, instabilidades no campeonato estadual, se seguisse a tradição recente dos rivais locais, o Santa Cruz FC demitiria o seu treinador e seria aplaudida por grande parte do torcedores e da imprensa, sem remorso algum pela história do profissional no clube. Mas felizmente, não é assim que a gestão do Presidente Antonio Luiz Neto trabalha, e não por acaso já são quatro títulos e um vice-campeonato.
Sport e Náutico continuam com a política de a cada mau momento da equipe, mudar o treinador, a forma mais estúpida de resolver o problema da má fase, não importa se o cara está há seis meses, seis semanas ou seis dias, qualquer momento ruim é motivo para 'decapitação' do treinador. Os resultados no campo: coadjuvantes e rebaixáveis favoritos quando consegue o acesso para a série A.
O Santa Cruz foi derrotado recentemente pelo rival Sport, mas com esta política de estabilidade de comissão técnica e planejamento, logo voltará a vencer e ganhar títulos, enquanto Sport e Náutico pontualmente poderão ter algum êxito, mas sem sustentabilidade de médio prazo. Eis a lição da Diretoria do Santa Cruz ao futebol local.
Uziel Carneiro