quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

A Tragédia Social Não Comove


Recentemente tivemos uma tragédia muito divulgada na imprensa, mais de duzentos jovens morreram na Boate Kiss, em Santa Maria, devido a uma série de erros que vai desde as autoridades públicas até os funcionários da tal boate. A comoção nacional e téa internacional foi quase tocante, mas eu me pergunto, por que a mídia e a sociedade não ficam tão comovidos e são tão ativos com a tragédia social do Brasil?

Milhares de jovens brasileiros pobres morrem anualmente devido a um longo processo de deseducação e de aumento das desigualdades sociais, vítimas diariamente das drogas, da bandidagem e da espoliação social, imposta de cima pra baixo, esmagando as camadas mais pobres da população. Mas por que os meios de comunicação não são tão atuantes para denunciar e combater este mal? Por que a maior parte da população é tão passiva e débil quando se trata dos direitos básicos de sobrevivência das pessoas mais pobres do país?

Torna-se estúpido chorar por 200 jovens de classe média mortos na sua festinha burguesa, enquanto milhares de pobres são espancados, humilhados e assassinados nas comunidades pobres e onde quer que apareçam indesejavelmente. O que o poder público faz? O que a mídia faz? O que você faz? Nada, por que pobre e negro ser humilhado e assassinado é natural não é verdade?

A tragédia social brasileira não comove, mas a novela das oito, ou algum 'endinheirado' mexe bastante com todos.

Uziel Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário