terça-feira, 17 de junho de 2014

Frases




"Com a prática de greve criminalizada comumente pelo poder judiciário, os trabalhadores devem buscar formas inovadoras para pressionar o poder público."

Uziel Carneiro

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Frases




"O anti-petismo soa como ignorância ou inveja, a crítica ao partido que governa há 12 anos é merecida e normal, os excessos são condenáveis."

Uziel

quarta-feira, 4 de junho de 2014

A Música Pernambucana Se Reinventa




Com o lançamento dos albuns da Nação Zumbi e do Mombojó, intitulados respectivamente, Nação Zumbi e Alexandre, a música pernambucana reafirma seu caráter inovador.

Fugindo da mesmice comercial que 'faz sucesso' nas rádios e talk shows, imposta pelo mercado, as bandas pernambucanas citadas lançaram discos com novas propostas, novas idéias e muita coragem. A Nação Zumbi enfatizou temas pouco abordados nos álbuns anteriores, como o amor. Fez uma sonoridade mais eclética, não se preocupando tanto com o peso dos riffs. O Mombojó lançou um album que pode ser considerado anti-comercial, com poucos refrões e muito experimentalismo, incomum para os padrões da música comercial mundial. Vale a pena desfrutar estes dois belos discos, que refletem o que é a música popular pernambucana, plural.

https://itunes.apple.com/br/album/nacao-zumbi/id869515877
https://itunes.apple.com/br/album/alexandre/id879838082

Uziel Carneiro


A Revolta Pode Refazer a História



É muito comum a grande mídia enfatizar os 'atos de vandalismo' nos movimentos da sociedade, notadamente protestos, mas o que a mídia não enfatiza é a grande pressão negativa exercida hoje sobre os trabalhadores. Além dos salários achatados e a pressão constante pelo consumo, o trabalhador comum se depara com o preço elevado dos produtos básicos, com o transporte público ineficiente, caro e agressivo, e com a impunidade, principalmente para os criminosos do colarinho branco, o que gera um sentimento de revolta em parte da sociedade, e parte desta transforma esta raiva em ação.

Depredações, pichações e atos semelhantes nada mais são do que respostas da sociedade, consciente ou não, à forte pressão diária exercida pelo sistema. As pessoas andam insatisfeitas com os serviços públicos básicos e as medidas do poder público municipal, estadual e federal são paliativas e lentas.

O chamado vandalismo representa hoje, a resposta mais eficaz dos trabalhadores e estudantes a todas as mazelas impregnadas na sociedade, corrupção, impunidade, serviços ineficientes e falta de acesso aos bens de consumo. As eleições poderiam gerar alguma mudança, mas o sistema eleitoral é viciado e elitista, quem investe mais, quem tem mais apoio financeiro dos capitalistas serão eleitos, e o político já entra comprometido com algo que não é o bem público.

A história nos mostra que as mudanças reais só ocorreram a partir de uma resposta agressiva por parte dos trabalhadores a agressão recebida diariamente por parte do sistema, isto não chama-se vandalismo, o nome correto é revolta.

Uziel Carneiro

terça-feira, 3 de junho de 2014

Frases




"Dá a impressão de que é uma festa na sua casa e você não foi convidado."

Canisso (sobre a copa do mundo no Brasil)