quarta-feira, 4 de junho de 2014

A Revolta Pode Refazer a História



É muito comum a grande mídia enfatizar os 'atos de vandalismo' nos movimentos da sociedade, notadamente protestos, mas o que a mídia não enfatiza é a grande pressão negativa exercida hoje sobre os trabalhadores. Além dos salários achatados e a pressão constante pelo consumo, o trabalhador comum se depara com o preço elevado dos produtos básicos, com o transporte público ineficiente, caro e agressivo, e com a impunidade, principalmente para os criminosos do colarinho branco, o que gera um sentimento de revolta em parte da sociedade, e parte desta transforma esta raiva em ação.

Depredações, pichações e atos semelhantes nada mais são do que respostas da sociedade, consciente ou não, à forte pressão diária exercida pelo sistema. As pessoas andam insatisfeitas com os serviços públicos básicos e as medidas do poder público municipal, estadual e federal são paliativas e lentas.

O chamado vandalismo representa hoje, a resposta mais eficaz dos trabalhadores e estudantes a todas as mazelas impregnadas na sociedade, corrupção, impunidade, serviços ineficientes e falta de acesso aos bens de consumo. As eleições poderiam gerar alguma mudança, mas o sistema eleitoral é viciado e elitista, quem investe mais, quem tem mais apoio financeiro dos capitalistas serão eleitos, e o político já entra comprometido com algo que não é o bem público.

A história nos mostra que as mudanças reais só ocorreram a partir de uma resposta agressiva por parte dos trabalhadores a agressão recebida diariamente por parte do sistema, isto não chama-se vandalismo, o nome correto é revolta.

Uziel Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário