Em meio a um calendário futebolístico já apertado do futebol brasileiro, o campeonato estadual tornou-se a alguns anos um verdadeiro estorvo para os três principais clubes do estado de Pernambuco, Santa Cruz, Náutico e Sport.
Além de ser um torneio deficitário financeiramente, conta com gramados ruins dos clubes menores, viagens longas ao sertão e cobranças inúteis por resultados de curtíssimo prazo, estes clubes não tem nada a ganhar na realidade com a disputa do campeonato estadual com seus atletas principais.
O que defendo é a formação de uma liga para uma disputa de pré-temporada entre os três e mais um convidado (o campeão do campeonato estadual), no formato de mata-mata, em jogo único na semi-final e final, com jogos em apenas um estádio, teríamos uma grande economia de datas e com boa bilheteria que realmente se interessa pelos clássicos e jogos decisivos.
Quanto ao antigo estadual, continuaria no seu formato atual, mas os três grandes clubes jogariam com seus atletas sub-23. Creio que o desenvolvimento e profissionalização do futebol do Estado, passe por estas modificações, o resto é conversa fiada.
Uziel Carneiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário