sábado, 27 de novembro de 2010

O Show da Mídia


Chega a ser triste e ao mesmo tempo cômico a forma como as emissoras de tv vem tratando o conflito entre o Estado e os traficantes no Rio de Janeiro, ver como eles tratam um sério problema social como uma disputa entre o bem (a polícia) e o mal (os traficantes). Não abordando as verdadeiras questões que levam jovens a se embrenhar no mundo da criminalidade e criticar a ausência de políticas públicas eficazes para as comunidades pobres. O Estado nos cria e nos transforma em marginais, depóis faz ceninha na tv de salvadores da pátria e paladinos da ordem. É triste ver nossos irmãos correndo da polícia, é triste ver a mídia exaltando a marginalidade de farda, mas uma farsa da tv que continuamente tenta nos alienar.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

A Colômbia Pós-Uribe


Após oito longos anos governada por Àlvaro Uribe, a Colômbia encotra-se de presidente novo, Juan Manuel Santos, e para não surpresa da pessoa que vos escreve, os escândalos do governo anterior vem aparecendo como uma avalanche, casos de corrupção nas diversas esferas do governo, participação dos paramilitares de direita, grampos ilegais, chantagens e todo tipo de sujeira que possa existir num governo. Um governo realmente patético, que escancarou a Colômbia para as forças armadas estadunidenses, transformando o país num verdadeiro quintal ianque, sua principal bandeira é o combate as guerrilhas "marxistas", enquanto a população sofre com a pobreza e desemprego crescentes. Uribe e sua trupe levando a Colômbia na contramão do restante da américa latina.

http://operamundi.uol.com.br/reportagens_especiais_ver.php?idConteudo=7725

Tensão Na Coréia, A Mídia do Império


E mais uma vez as tensões entre as Coréias do Norte e Sul se radicalizaram, com ataques de ambos os lados, não se sabe quem provocou desta vez (não devemos confiar no que a mídia capitalista diz), elas dizem que foi a do Norte. Mas o que me deixa intrigado é a cobertura desta mesma mídia, dizendo inicialmente que o ataque foi dos Norte-coreanos e complementam com as informações de que um cientista Estadunidense esteve em Pyongyang, capital da Coréia do Norte e verificou instalações muito modernas com enriquecimento de urânio e consequente fabricação de armamento nuclear, e mais, citando as sanções internacionais contra este país. Ora, para uma mente não-alienada, isenta, verifica-se facilmente uma tendência à demonização dos norte-coreanos, com fins claramente políticos, por que não citar a subserviência dos sul-coreanos ao imperialismo estadunidense? por que não citar as grandes potências nucleares e maiores causadoras de genocídios na história da humanidade? será que são os asiáticos: Ìndia, Paquistão, Irã e Coréia dio Norte? Não. Estamos diante de uma grande farsa, montada pelos Estados Unidos da América, que tenta minar um dos seus inimigos declarados, e usa quem pra isso? Seus capatazes da imprensa mundial. Com todo respeito, não sejais estúpidos, não acreditem em tudo o que eles dizem.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Top 10 da Semana

"Brixton, Bronx ou Baixada" - O Rappa
"Periferia é Periferia" - Racionais Mc's
"Wake Up" - Rage Against The Machine
"Township Rebellion" - Rage Against The Machine
"Alquimia" - Bruna Caram
"Bulls On Parade" - Rage Against The MAchine
"Samba Makossa" - Planet Hemp
"Tou Ouvindo Alguém Me Chamar" - Racionais Mc's
"Pois É" - Los Hermanos
"Gostava Tanto" - Tim Maia

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Série Letras de Cançoes que Marcaram - Brinxton, bronx ou baixada



"Brixton, Bronx ou Baixada"
Composição: Marcelo Yuca, Nelson Meirelles, Xandão / Marcelo Falcão / Marcelo Lobato

O que os muros sociais têm prá me contar
Porque aprendemos tão cedo a rezar
Porque tantas seitas têm, aqui seu lugar

É só regar os lírios do gueto que o Beethoven
Negro vêm prá se mostrar
Mas o leite suado é tão ingrato que as gangues
Vão ganhando cada dia mais espaço

Tudo, tudo, tudo ,tudo ,tudo ,tudo , tudo ,todo igual
Brixton, Bronx ou Baixada (refrão)

A poesia não se perde ela apenas se converte
Pelas mãos no tambor

Que desabafam histórias ritmadas como único
Socorro promissor

Cada qual com seu James Brown
Salve o samba, hip-hop, reggae ou carnaval
Cada qual com seu Jorge Bem
Salve o jazz, baião, e os toques da macumba
Também
Da macumba também

Adeus

Um dia ele chegará, sempre ele chega
Nesta vida tão ínfima, tão linda, tão rica
teu olhar, teu sorriso, como me embriaguei entre as taças de vinho
onde quer que fossemos, quanta pureza, quanta paixão, tanta vida
Um dia ele chegará, sempre ele chega
nossos caminhos tão distantes, tão próximos, tantas idas e vindas, tanta vida
tua voz e tua pele, meus sentidos em polvorosa
tantos momentos, tao curto tempo, tao curta vida
quanta beleza, intelectualidade e sensibilidade, o mar nos equilibra
Um dia ele chegará, sempre ele chega
uma palavra, um pensamento, uma estupidez
a consideração no lixo, o amor nunca deve haver existido
naquela madrugada fria e silenciosa eu senti
o adeus chegou.

uziel carneiro

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Por Que Não Subiram?


Ao final de cada temporada já é rotineiro elencar os erros dos grandes clubes pernambucanos e o porquê de não conseguirem os seus objetivos, os fracassos vêm sendo comuns nos últimos anos, mas não custa nada mostrar, pra ver se em 2011 eles não se repetem.
O Santa Cruz, que absurdo, não consegue há três anos chegar na fase decisiva do mais baixo nível do futebol nacional, este ano, dentre outros, colaboraram para o fracasso: A ausência do Presidente-político, Fernando Bezerra Coelho, que se preocupou mais com seu futuro político, deixando o coral nas mãos de alguns forasteiros, atrasou salários e mudou o treinador no ínicio do campeonato, resultado, mais um ano na malfadada série D.
Já o Sport, o endinheirado da turma com seus milhões do Clube dos Treze, dentre os vários pecados, acreditar que o time que passeava no campeonato pernambucano era suficiente para ficar entre os quatro da série B, quem entendia um pouco de futebol sabia que aquele timeco iria no máximo brigar pra não cair, mudaram de técnico (entrou Cerezo), o time continuou sem andar, por que o problema era a qualidade do time, quando perceberam isso e trouxeram o técnico Geninho com alguns reforços de qualidade o time já estava muito atrás na classificação, correu contra o tempo, buscou, mas na reta decisiva perdeu pontos incríveis dentro de sua casa, mesmo tendo adversário fracos na ponta, dando oportunidade pro Sport chegar, não conseguiu, aqueles pontos do inicio do campeonato, mais alguns perdidos na reta decisiva aniquilaram o time da ilha do retiro, a solução, pegar a grana e formar um time de qualidade desde o início, reforçá-lo pro brasileirão, daí quem sabe em 2010 né?!
Já o meu glorioso Timbu, cometendo os erros de sempre, forma um timeco no início da temporada, depois de dois meses manda embora um time inteiro que fracassou e contrata outro do mesmo nível, associado a não pagar os salários em dia, já sabe né ? bomba!!! Time ruim com salário atrasado, os Timbus devem agradecer por não ir parar na série C, foi um caminho que ficou muito próximo este ano. Na próxima temporada diretoria do Náutico, contrate melhor e pague em dia, por que com o nível baixo da série B deste ano, subiria com facilidade. Não adianta querer dar um passo maior que a perna, busquem investimentos, puxem a torcida pro clube, organizem o marketing, contratem com critério, se planejem para não atrasar salários, não me faça sofrer mais um ano.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

O Cinéfilo: Tropa de Elite 2


Tive oportunidade de assistir o filme Tropa de Elite 2, e vi a evolução em relação à primeira película, mostrando os níveis de corrupção chegando aos governantes, um filme mais inteligente que nos faz refletir sobre a sociedade que vivemos, contaminada pela corrupção, um sistema injusto que sobrevive da miséria e da ignorância da maioria pobre como seu motor de desenvolvimento.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

S.O.S. Emergência 07-11-2010 P-2

abaixo a segunda parte do SOS Emergencia do dia 7/11/2010, aos 5 minutos e 40 segundos do video, a bem sucedida médica sulista Dra Michele dá uma dura no pobre porteiro nordestino Francenildo. Este é o retrato que a tv brasileira gosta de massificar, o bem sucedido sulista e o cidadão secundário, o nordestino e o negro.

A TV Sulista e Seus Estereotipos


No último domingo estava assistindo o programa global SOS Emergência, comédia de fim de noite da rede globo estrelada por Ney Latorraca. Confesso que gosto da comédia besteirol que peguei gosto em assistir antes do programa esportivo local. O Detalhe é que até então este seriado se passava em um suposto hospital (Isaac Rosenberg), mas na atual temporada estão encenando em cenários diversos, e foi justamente neste novo cenário que veio um detalhe suave, mas que chamou a minha atenção, o condomínio de pessoas de ótima renda onde reside a Dra Michele, estrelada por Marisa Orth, coincidentemente o porteiro deste prédio faz o papel de um nordestino com sotaque e tudo, isso me fez voltar às reproduções estereotipadas das novelas nacionais, que normalmente colocam os negros e os nordestinos em papéis secundários, empregados, faxineiros, etc. Todas as profissões são dignas, mas me pergunto, por que ainda colocar o nordestino e o negro em papéis secundários? Representando as classes mais baixas, enquanto os "sulistas" representam os papéis principais, será que não existem negros e nordestinos empresários de sucesso, médicos, engenheiros, músicos, etc? Sim existe, e muitos! Será que os sulistas não trabalham como garis, pedreiros, porteiros? Sim, trabalham! Fica minha nota de repúdio à direção do programa e da tv globo que insistem em nos tratar (nordestinos) como cidadãos de segunda classe, ainda mais após a massacrante vitória da petista Dilma Roussef nesta região, isso causou o ódio em algumas pessoas desta emissora e daquela região, que encontram na desqualificação uma forma de atacar o nordestino ou negro, cabe a cada um de nós ter uma reflexão crítica sobre alguns meios de comunicação e boicotá-los, já nao sou telespectador assíduo da tv da famíla Marinho e depois dessa o SOS Emergência morreu pra mim, assim como o jornal da band também morreu quando o estúpido Boris Casoy humilhou garis.

Enem, O Desastre


A intenção do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é até louvável, apesar de achar que desde o ensino fundamental deveria haver uma avaliação nacional permanente, executada pelos municípios e estados, sob coordenação do Ministério da Educação, mas o fato, é que este monstrengo chamado ENEM não vem sendo gerido da melhor forma pelo MEC e os erros ocorridos na edição deste ano do exame são reveladores, gabarito errado, provas incompletas e incorretas, falta de fiscalização nos prédios, são algumas falhas detectadas. A questão é que a edição deste ano já está comprometida, e apenas a realização de um novo pleito, aprendendo com os erros do último fim de semana poderão poderão legitimar novamente o ENEM. O Ministro Haddad só pode não conhecer de legislação ao propor uma prova apenas para os "prejudicados", como se estes fossem somente aqueles que fizeram a prova amarela, o príncipio da isonomia seria quebrado caso isso ocorresse e geraria uma série de processos que por fim obrigariam o MEC a refazer o certame para todos, o melhor a se fazer é reconhecer as falhas e buscar os reparos enquanto ainda dá tempo, não é a primeira vez com o ENEM e o tão elogiado ministro da educação encontra-se numa saia justa, se ele tiver um pouco de humildade e inteligência poderá permanecer no cargo e corrigir o tão cambaleante ENEM.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Estende O Viver

tua pressa e teus sonhos, tua ânsia me apressa
que lentidão, calma vagarosa, como a onda na piedade
volúpia e obstinação, impulsividade e paixão
que lentidão, equilíbrio obscuro, num compasso nuvial, frio
avança, chama que arde, veloz e intensa
que lentidão, harmônico e languido, suave e terno
acelerada vida, que passa e mata, que corra e conquiste
que lentidão, que maçada, na eterna pisada que estende o viver

uziel carneiro

domingo, 7 de novembro de 2010

Série Letras de Canções Que Marcaram: Township Rebellion



Música: Township Rebellion (Rebelião Na Cidade)
Composição: Rage Agains The Machine

Rebelde, rebelde e gritando
Porque nosso povo ainda mora no inferno
Trancados numa cela
Sim, a construção é uma cela
Nervosa é a história que eu conto
Por quanto tempo podemos esperar?
Vendo o que está em jogo
Ação por reação
Se sua mente está um pouco num estado de tranqüilidade
Faça uma checagem
Isso é uma charada
Nossa liberdade ou sua vida
Deus, Eu desejaria ser pacífico
Mas assim não haveria resultado
Agora a liberdade tem que ser fundamental
Em Johannesburgo ou no South Central**
Pelo microfone, por que alguém tem que dizer a eles
Para começar uma rebelião na Township*


Yeah, que tal isso, otário?


Yeah, então você pensou que poderia com os radicais
Que enchem sua mente
De pensamentos, batalhas lutadas
E lições aprendidas
Sim eu vou mostrar a educação física
E voar como um ginasta
Levantar meu pulso e resistir
Dormindo, sonhei estarmos em pé no meio
De uma guerra
Tenho que ter o meu
Tenho que ter mais
Mantendo o microfone quente contra as normas
Por que o que isso me oferece?
Eu também penso que isso não é nada exceto um caixão


Tenho que ter destruição
Enquanto nossos pescoços não balançam numa corda
Daqui para o Cabo sem esperança


Agora liberdade tem que ser fundamental
Em Johannesburgo ou no South Central**
Pelo microfone, porque alguém tem que dizer a eles
Para começar uma rebelião na Township*


Por que ficarmos de pé numa palanque silencioso?


Lutem a guerra, danem-se as regras
Lutem a guerra, danem-se as regras
Lutem a guerra, danem-se as regras
Lutem a guerra, danem-se as regras


Por que ficarmos de pé numa palanque silencioso?
Lutem a guerra, danem-se as regras
Lutem a guerra, danem-se as regras
Lutem a guerra, danem-se as regras
Lutem a guerra, danem-se as regras
O que isso vai nos dar?
Euuurrrggghhhhh!
Algemem suas mentes quando estiverem curvados à cruz
Quando a ignorância reina a vida é perdida (6x)


Por que ficarmos de pé numa palanque silencioso?
Lutem a guerra, danem-se as regras
Lutem a guerra, danem-se as regras
Lutem a guerra, danem-se as regrasLutem a guerra, danem-se as regras

O Cinéfilo: O Leitor


O Leitor é um ótimo filme para os apreciadores de drama, como eu. Trata-se da relação de um rapaz com uma mulher mais madura, e como um pode aprender com a capacidade do outro, o filme parece ir numa direção e de repente toma outra, mas sem quebras irreversíveis, continua a mostrar como a relação entre duas pessoas tão sensíveis pode ser intensa. Boa pedida para a uma noite fria (rara aqui em Recife), esta película estrelada por Kate Winslet e Ralph Fiennes pode levá-lo a questionar alguns valores morais hipócritas da sociedade.

Reflexões Sobre O Próximo Governo

Passadas as eleições presidenciais e legisltativas, com a vitória da candidata do Partido dos Trabalhadores, Dilma Roussef, fica a interrogação, o que virá nos próximos quatro anos? Os dois caminhos possíveis são a manutenção conservadora da política neoliberal do governo lulista com aumento das políticas assistencialistas, algo provável para quem se acomodou no poder trabalhando para agradar deus e o diabo, ou seja o povo e as elites, a continuidade do governo lula por mais quatro seria um desastre para as classes mais pobres. O segundo caminho é o da transformação real, da intensificação da busca pelo socialismo, se alinhando com os vizinhos Venezuela, Bolívia e Equador, aprofundando políticas de distribuição de renda e igualdade social, a Dilma Revolucionária dos anos de 1960, eis o modelo que mais me agrada, mas que não acredito que Dilma e o PT possam proporcionar por questões de estrutura e ideologia.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Náutico e sua Eterna Crise


Após 32 rodadas do campeonato brasileiro da série B, o Náutico passou de concorrente ao título a sério candidato ao rebaixamento para a série C, e o que aconteceu com aquele time que passeava no primeiro turno do campeonato? A resposta pra isso se resume ao atraso no salário dos jogadores, afinal, o mês no Náutico tem 90 dias, e apesar dos caras receberem salários absurdos para sua formação intelectual, três meses acaba sendo desmotivante para qualquer profissional. Com um elenco rachado e desmotivado, a única esperança para o Timbu fugir do rebaixamento será apostar nos garotos das divisões de base, em busca de uma oportunidade para crescer no futebol, caso o técnico Roberto Fernandes continue com os "medalhões", o futuro será sombrio para o time dos Aflitos, sim, regularizem os salários também.

O Simbolismo da Vitoria de Dilma


Terminou a eleição nacional de 2010, 31 de outubro é a data da consagração de Dilma Roussef, a primeira mulher presidente do Brasil, apesar do seu baixo carisma e dificuldade em debates, a candidata do Lula ganhou a eleição e dará continuidade ao "lulismo", além de evitar a vitória da tucanada-pefelista liderada por José Serra, que representa as forças mais obscuras, conservadoras e reacionárias na política nacional. É óbvio que o PT e Dilma já chegaram no seu limite e ja demonstraram que não representam uma ruptura real com o sistema capitalista, mantém as injustiças sociais e o Estado corrupto, ganhou o menos pior no segundo turno, foi bom nao termos andado para trás, principalmente quando questões morais trazidas à discussão eleitoral pela tucanada nos fez ver o quão sujos e aproveitadores eles são. Fica os simbolismo desta vitória, demonstrando que a democracia brasileira avança, primeiro um operário agora uma mulher presidente, mais uma vez o conservadorismo perdeu. Vamos caminhar e buscar eleger nas próximas eleições candidatos realmente comprometidos com transformações sociais reais, que promova as reformas rural e urbana e intensifique o estado brasileiro no caminho do socialismo. Parabéns Dilma, primeira mulher Presidente da República Brasileira.