terça-feira, 9 de novembro de 2010

A TV Sulista e Seus Estereotipos


No último domingo estava assistindo o programa global SOS Emergência, comédia de fim de noite da rede globo estrelada por Ney Latorraca. Confesso que gosto da comédia besteirol que peguei gosto em assistir antes do programa esportivo local. O Detalhe é que até então este seriado se passava em um suposto hospital (Isaac Rosenberg), mas na atual temporada estão encenando em cenários diversos, e foi justamente neste novo cenário que veio um detalhe suave, mas que chamou a minha atenção, o condomínio de pessoas de ótima renda onde reside a Dra Michele, estrelada por Marisa Orth, coincidentemente o porteiro deste prédio faz o papel de um nordestino com sotaque e tudo, isso me fez voltar às reproduções estereotipadas das novelas nacionais, que normalmente colocam os negros e os nordestinos em papéis secundários, empregados, faxineiros, etc. Todas as profissões são dignas, mas me pergunto, por que ainda colocar o nordestino e o negro em papéis secundários? Representando as classes mais baixas, enquanto os "sulistas" representam os papéis principais, será que não existem negros e nordestinos empresários de sucesso, médicos, engenheiros, músicos, etc? Sim existe, e muitos! Será que os sulistas não trabalham como garis, pedreiros, porteiros? Sim, trabalham! Fica minha nota de repúdio à direção do programa e da tv globo que insistem em nos tratar (nordestinos) como cidadãos de segunda classe, ainda mais após a massacrante vitória da petista Dilma Roussef nesta região, isso causou o ódio em algumas pessoas desta emissora e daquela região, que encontram na desqualificação uma forma de atacar o nordestino ou negro, cabe a cada um de nós ter uma reflexão crítica sobre alguns meios de comunicação e boicotá-los, já nao sou telespectador assíduo da tv da famíla Marinho e depois dessa o SOS Emergência morreu pra mim, assim como o jornal da band também morreu quando o estúpido Boris Casoy humilhou garis.

Um comentário:

  1. Entendo que os sulistas tem um preconceito contra os nordestinos que eu acho que alguns nem mesmo percebem. Nestas últimas eleições aconteceu um fato preconceituoso pelo twitter, que inclusive postarei no meu blog. Vários comentários sobre os nordestinos, rebaixando-nos a nada, chamando-nos de burros, falando coisas absurdas de nós. Vou te mandar o e-mail, se é que você já não recebeu. Quanto ao Boris. esse eu já não engulo há séculos. Beijos!

    ResponderExcluir