quarta-feira, 11 de maio de 2011

Tromba d'água em Tamandaré-PE 2011

O Tornado é um tipo de tempestade, com densidade e duração bem inferior a de um furacão, mas não deixa de ser destrutivo, dependendo da sua magnitude e área de ocorrência. São redemoinhos atmosféricos em forma de espiral que gira em torno de um centro de baixa pressão, ocorre nos momentos de maior instabilidade atmosférica, principalmente no fim de tarde. São formados pela chegada de frentes frias em áreas continentais de temperatura elevada e instável, não são ocorrem no litoral nordestino.

Processo de formação de um tornado:

- A massa de ar fria forma uma "tampa" sobre a massa de ar quente próxima ao solo, impedindo a formação de nuvens. Com a entrada de uma frente fria ou pelo aquecimento excessivo da faixa de ar próxima ao solo o ar quente rompe a tampa e invade a massa de ar fria.

- O Ar quente sobe e se expande, com velocidade que pode chegar a 250 km/h. A instabilidade na atmosfera pode fazer com que o movimento de expansão ocorra em forma de espiral.

- Uma umidade condensada cai em forma de chuva. Com a evaporação, o tornado se forma abaixo da "tampa", em área onde não há chuva. Ao contrário dos furacões, os tornados são compactos e de curta duração.

No caso abaixo temos uma tromba d'água e não um tornado, visto que a formação se dá sobre o mar e sua magnitude é inferior a tornados e furacões, estas trombas são comuns nas áreas tropicais e possuem o processo de formação similar a de um tornado, normalmente ocorrem nas proximidades da costa.

fonte: http://www.brasilescola.com/geografia/tornado.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário