quarta-feira, 15 de junho de 2011

O Fim da Pureza


É algo tão óbvio quanto o azul do céu, a divisão de uma paixão/relação em dois momentos, o da pureza e o da pós-pureza, ou seja, uma fase em que tudo são "flores" na relaçao e outra em que o desgaste vai corroendo a mesma. Exponho aqui minha opinião empírica, sem embasamento científico, daí uma divisão tão simplista, mas é o que visualizo dentro das minhas limitações de análise.
A primeira fase é aquela em que a confiança entre ambos é sólida, a paixão é intensa e não existem arranhões na relação, é uma fase mágica, onde impera o respeito, a confiança e os instintos mais salutares de um envolvimento a dois, uma fase que beira a perfeição, se realmente divindades existissem deveriam manter esta fase eternamente.
O momento que a fase da pureza se rompe é justamente quando um dos dois entes envolvidos comete um deslize, uma mentira, quebra de confiança, uma revelação, daí entramos na segunda fase, o da pós-pureza, que é aquela em que a cada momento a relação vai ruindo, umas em estágio mais avançado, outras menos, mas o fato é que é uma queda inevitável e que pode levar a consequências muito complexas no envolvimento, brigas, traições e muitas vezes o fim da relação.
Aqueles que resolvem permanecer numa relação da fase pós-pureza normalmente não são tão felizes, a não ser que consigam buscar meios alternativos de satisfação fora da relação, é algo muito complicado para se aprofundar aqui, este blog não tem esta intenção, apenas expor sentimentos e alimentar as discussões, mas então vamos aproveitar a pureza enquanto esta não é poluída.

3 comentários:

  1. Conheço um monte de opiniões científicas sobre o amor/paixão/relação, mas desconfio de todas elas, já que dizem que o que sinto é puramente bioquímica. Confio muito mais nas opiniões empíricas, como a sua, já que estas são resultados de situações já vividas, dolorosas (mais poéticas) ou não. Concordo com você que as relações se modificam, mas acredito que nem todas seguem o mesmo caminho, outras até melhoram com o tempo, conheço um monte de exemplos, no meu caso os exemplos não são tão positivos, na maioria das vezes. Mas acredito que a parte em que você menciona os meios alternativos de satisfação fora da relação, nunca dão tão certo porque sempre alguém acaba se machucando. Sobre a pureza inicial, também acho que deveria durar eternamente, é uma fase que dá tanta alegria... Mas enfim, nada é pra sempre e tudo acaba mudando de direção, inclusive os relacionamentos...

    ResponderExcluir
  2. Isso tudo está dentro de: "dentro das minhas limitações de análise" como você mesmo cita.

    ResponderExcluir
  3. O que vc chama de pureza é paixão que realmente passa, já o que fica não é pós-pureza é amor, Uziel é quando vc resolve estar com alguém mesmo conhecendo os seus defeitos e imperfeições o único problema é que as vezes as pessoas esquecem de alimentá-lo e tentam esses meios alternativos de satisfação, que eu posso te garantir não resolvem.Então se as pessoas resolvem permanecer é por que estão dispostas a serem felizes, e eu espero que vc consigua passar do momento pureza com alguém e sentir mais uma vez a sensação maravilhosa que é amar,com todos seus altos e baixos.Meu bem ame como se nunca tivesse se machucado, vale a pena! Te adoro bjos!

    ResponderExcluir