quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

O Deus e o Diabo no Brasil




A formação cultural, especialmente religiosa do brasileiro, fez consolidar uma crença que precisamos de um deus, um herói que olhe por nós, que nos proteja e que o inimigo desse deus é o diabo, o vilão, aquele que desconstrói o que o herói constrói.

Sendo assim culturalmente buscamos constantemente vilões e heróis em nossas vidas, é assim com a maior parte dos brasileiros, vemos a vilanização da copa do mundo de futebol, do carnaval, como se uma copa do mundo interferisse decisivamente na vida de um país. Ficamos mais de 60 anos sem organizar uma copa do mundo, e qual foi o progresso qualitativo do país? Tivemos um golpe militar, diversas crises econômicas, impeachment de presidente, escandalos corriqueiros de corrupção, e a desigualdade social só teve redução nos últimos anos devido a programas assistencialistas de inclusão. Por que a copa do mundo deve ser vilanizada? Não há motivos para isso, a não ser um cultura que busca culpados.

O carnaval não é inimigo do país, muitos países desenvolvidos possuem suas festas, e nem por isso são subdesenvolvidos, é uma grande tolice conservadora culpar o carnaval pelos males sociais no Brasil, assim como culpar a religiosidade do povo pelo seu alto grau de alienação não possui amparo científico, na busca por heróis e vilões, incorremos em estereótipos e preconceitos

Joaquim Barbosa e Lula são exemplos de homens que foram endeusados por parte da sociedade, como salvadores da pátria, mas na verdade são homens como qualquer outro, com qualidades e defeitos, ambos já mostraram que não conseguem atender aos anseios gerais do povo, ninguém consegue sozinho, mas parte da população insiste na busca pelo salvador ou por um vilão.

Uziel Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário