quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

O Sistema Carcerário Pode Ser Produtivo


                                                                                           foto Veja.abril

Já é sabido que o sistema carcerário brasileiro é uma esculhambação, péssimas condições são comuns nos diversos presídios de todo o Brasil, superlotação, violência e alimentação de baixa qualidade são alguns dos problemas recorrentes, o custo de cada detento gira em torno de três salários mínimos mensais aos cofres públicos, como reverter este prejuízo para o estado?

A primeira grande providência seria revolucionar a educação pública, preparando melhor o jovem com inclusão imediata à universidade e ao mercado de trabalho, nos dois casos a iniciativa privada teria grande responsabilidade em absorver os menores pobres em suas faculdades e empresas, sem dúvida reduziria consideravelmente a quantidade de jovens envolvidos com o crime.

A segunda providência se daria dentro do sistema carcerário, colocando os apenados para produzir em favor da sociedade, os três salários mínimos custeados pelo estado deveriam ser revertidos em trabalho permanente para os prisioneiros, nas áreas industrial, agrícola e serviços, cada apenado deveria exercer atividade profissional enquanto estivesse no regime prisional fechado. É possível isso? claro que sim, falta vontade política para criar as condições necessárias para implementação em larga escala desse sistema.

Agora cabe as autoridades melhorar as condições dos presídios pelo Brasil e pôr em prática formas de fazer o apenado produzir em prol da nação.

Uziel Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário