Um clube centenário, com um patrimônio considerável, em torno de 700 mil simpatizantes em todo o Brasil, estádio particular com capacidade para vinte mil torcedores, sede social, centro administrativo, parque aquático com piscinas olímpicas, ginásio poliesportivo, centro de treinamento com vários campos de futebol e alojamentos, afora outros terrenos não-aproveitados, eis a grandiosidade patrimonial do Clube Náutico Capibaribe, que mesmo assim não conseguiu ultrapassar este tipo de riqueza e adentrar de forma mais imponente no mercado financeiro futebolístico. Infelizmente o futebol deixou de ser resolvido nas quatro linhas e agora o marketing, as transações financeiras imperam e é isto que domina e faz um grande clube, a consequência do êxito financeiro são os títulos dos campeonatos mais importantes do mundo. Portanto, no mundo atual do futebol, os dois fatores que representam grandeza são: o montante financeiro movimentado e os títulos de campeão. O Náutico possui tradição, mas claramente não possui movimentações financeiras tão elevadas, quando conseguiu vender ou comprar algum jogador com as cifras beirando milhões de doláres? Nunca vi. E não consegue um campeonato há um bom tempo, o último foi um campeonato local, o Pernambucano de 2004. Mas como podemos reverter isso, como fazer o Náutico ser grande? eis o que veremos na segunda parte.
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