terça-feira, 13 de julho de 2010

Eu e o Rock


Em homenagem ao dia mundial do rock, falarei sobre minha relação com este ritmo musical alucinante, o mais popular do mundo, o bom e velho camaleão, rock'n roll. Comecei a apreciar já na adolescência, anos 90, mas escutava muito som dos anos 80. Legião Urbana, Cazuza, Engenheiros do Hawaii e Paralamas do Sucesso, do rock nacional, e U2, no internacional, foram as primeiras bandas que curti. Lembro que meu grande camarada, Alexandre Bola 8, possuía uma locadora de CD's, pois é, existia naquela época, lá entrei em contato com o clássico "discotech" do U2. Após um vício alucinante pela legião Urbana, sabia cantar quase todas as canções da banda, passei a me ligar muito mais intensamente no rock internacional. Nirvana, Metallica, The Offspring e Pearl Jam, são marcantes nesta fase, cada vez mais, através de amigos e da MTV (principalmente), me aprofundo no rock'n roll, logo conheço minha "banda número um", o Rage Against The Machine, que exercerá forte influência na minha formação. Desde então escuto muitos sons ligados ao rock, heavy metal (metallica, megadeth, testament, slayer, sepultura), punk/hardcore (Green DAy, Pennywise, Bad Religion, Devotos, os Cachorros...), hard rock (aerosmith, soundgarden, led zepellin...), os clássicos, cada vez a sede por me aprofundar nos sons cheios de riffs de guitarra me toma, passo a escutar mais coisas de pernambuco, realmente o rock'n roll tornou-se um vício na minha vida. A medida que vou amadurecendo vou abrindo espaços para outros ritmos, hoje escuto outras coisas, além do rock, mas na minha vitrola ainda é som imponente, para sempre, por que o rock nunca morre.

Um comentário:

  1. De fato não tenho uma história muito profunda e marcante com o rock por causa das influências do meu pai. A maior influência veio com os Beattles, que sei cantar quase todas as músicas. Quanto ao rock nacional, as histórias das nossas idades se confundem: Engenheiros, Legião, Cazuza (se bem que eu não gostava dele, mas de suas músicas). U2 eu adorava! Mas não era muito ligada num metal mais pesado como Metallica, por exemplo, apesar de ouvir muito Guns and Roses, que é mais pop e comercial. Eu sei que eu deveria ter sentado com os meninos do fundão pra minha influência ter sido mais rock'n'roll, mas fazer o quê, né? hehehehe
    PS> Isso não significa que eu não goste do bom e velho R'n'R, mas é uma questão de hábito. Aliás, isso vibrta minhs veias, como postei lá no meu blog, em "Viva la Musica".

    ResponderExcluir