segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Meu Clube é Tradição, A Modinha é Pra Vocês


É muito fácil torcer por um time que ganha milhões de uma máfia em troca do "cala-boca" de um campeonato, com estes milhões adquire uma supremacia local e ganha muito mais títulos estaduais e até belisca o título de uma copa nacional, a entrada na máfia dos treze quebra um equilíbrio de 70 anos no futebol local, eu sei que vocês modinhas não sabem de história, afinal, "quem vive de museu é passado né?" A história de vocês começa em 1987 e se consolida a partir da segunda metade dos anos 90, talvez comece mesmo em 2008, quem sabe.

Com isso ganha uma legião de simpatizantes (modinhas) em sua torcida, que beira os 70% de toda a torcida, são aqueles que só se orgulham do time nas conquistas, nas glórias, que passa o resto do ano no ostracismo, não vai ao estádio, não sabe qual a escalação do seu time, nem sabe a história do clube, o que ele mais sabe é cantar uma musiquinha que imitou de um clube do Rio de Janeiro, eles devem achar que um tal "cazá" é o hino deste clube, hilário demais, do Rio de Janeiro também imitaram o uniforme de alguém, vermelho e preto, mas eles costumam colocar mais cores pra não dar muito na cara né? até o seu mascote não é original, quantos clubes tem um leão como mascote no Brasil? Avaí, Vitória, Remo, etc.

A sua falta de identidade vem da origem e nunca conseguiram autenticidade, mesmo com os milhões nos cofres, mesmo com mais taças que os rivais, sua história é recheada de manobras, de subornos, de picaretagem, de inveja, quantos títulos vocês conquistaram assim? uns sete ou oito? Até o título maior deles é obscuro e falso, disputaram algo menor e se orgulham como se fossem os melhores naquele fatídico ano, vocês sabem qual né? Eles enfrentaram os mais fortes do Brasil na época: Vasco da Gama, São Paulo, Internacional, Santos ou terá sido: CSA, Treze, Ceará, Bangu...etc, estes comediantes me fazem rir bastante com a sua pequenez.

Adorei ler o livro do Lucilo, "... A Bola e As Lembranças". É difícil pra eles simpatizar com um clube que não aceitou a ideia dos seus fundadores, saíram e formaram algo com rancor e isto passou de geração a geração, e é por isso que vocês nunca serão autênticos, por que desde o genes estão contaminados com a cegueira da inveja e do ódio.

O meu time passou 12 anos sem levantar a taça, ficou 11 longe da série A, foi até parar na série C, nunca foi campeão nacional, apesar de até hoje ser o único do estado a disputar uma final de campeonato brasileiro, o meu clube não recebe cifras milionárias de uma máfia, mas meu clube sobrevive e vive, por que a tradição está arraigada neste clube centenário, autêntico, "os modinhas" aqui são minoria, por que não somos moda, somos tradição.

Aprendam de uma vez por todas, que grandeza e respeito não se conquista apenas com milhões, com conchavos de bastidores, é preciso mais, é preciso ter tradição e paixão, para a grande maioria dos simpatizantes do leão, isto inexiste e é por isso que nunca a quantidade de vocês superará a nossa qualidade. Náutico sempre, com muito orgulho.

uziel carneiro







Nenhum comentário:

Postar um comentário