domingo, 6 de junho de 2010

Lendas Africanas: O Filho do Rei




como é sabido dos mais chegados, não sou muito ligado a divindades, cético dos fantasmas por reflexão de idéias, mas sempre achei interessante os assuntos de mitologia grega e seus deuses-heróis. Fiquei recentemente curioso pelas lendas e mitologia africana e me deparei com duas de suas principais divindades: Oxum e Xangô. Coincidentemente neste período uma canção da Nação Zumbi ficou vagando na minha mente e passou a ser som constante no Mplayer do meu pc, chama-se "Ogan di Bele", do Album Nação Zumbi (2002). Um trecho dessa canção diz assim: "minha coroa é de Xangô, eu vou tocar pra mãe Oxum, ogan di bele..."! Baseado nas lendas africanas eu poderia ser considerado filho de Xangô, orixá da justiça, usa roupa vermelha e branca e coroa na cabeça, pois é rei. E filho de Oxum, dentre outras coisas, deusa da água doce e do amor, a esposa mais amada de Xangô. Destes nasci, a justiça entranhada no espírito, casada com o amor, ideologia de vida, nasce e forma-se uma personalidade soberana, filho de deuses, sangue divino, espírito de rei, a busca incessante pela justiça e pelo amor que ama e que liberta, adornado elegantemente pelo encarnado e branco. "Ora ieiê ô"! "Kawó Kabyesilé"! Salve o filho do rei!!!

Um comentário: